quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quando você precisa de um tempo... Faça um teste: imagine-se daqui a vinte anos

Quantas horas por dia passamos trabalhando, no trânsito, tendo que cumprir prazos e gerar dinheiro e espaço para pagar contas e... DESCANSARMOS? Quantas pessoas conhecemos com uma série de doenças causadas pelo stress?
Faça um teste: imagine-se daqui a vinte anos. Com riqueza de detalhes, visualize cores, sinta aromas, ouça sons do lugar onde estará daqui a vinte anos. Feche os olhos agora, por um minuto e pense nisso.

Por acaso você imaginou-se internado em algum hospital, cheio de tubos, com alguma doença grave? Se sim, ligue agora para a minha clínica para agendar uma consulta. Se você pensou em um lugar maravilhoso e aconchegante, sentindo-se feliz e realizado, você faz parte da grande maioria dos seres humanos que preza pela sobrevivência com saúde e a tal da qualidade de vida.

Daí você me pergunta como pode conciliar os momentos de stress com o tempo para você. Simples. Já que passa muito tempo “na luta” para ganhar dinheiro, reserve uma parte dele e chame-a de “meus momentos”. Nos jornais e revistas, por exemplo, sempre há dicas de peças de teatro, clínicas de massagem, restaurantes e outros. Anote o que mais lhe atrair. Seja você homem ou mulher, uma massagem vai sempre bem. Seja você dona-de-casa ou não, um jantar no meio da semana em um restaurante permite que você não lave a louça naquele momento.

E, cá entre nós, uma gargalhada durante uma comédia teatral libera hormônios do bem-estar, as endorfinas, aumenta a produção de glóbulos brancos (os leucócitos, responsáveis pela defesa do seu organismo) e movimenta mais de duzentos músculos, inclusive os abdominais.

Meditação, caminhada, dança, pintura, artesanato, parques e música também são ótimas pedidas. Comece agora o seu projeto “desestresse”. Na realidade, este tempo é algo que você mentaliza e sorri instantaneamente. Respire fundo, levante a cabeça, sorria e até a próxima!

* Tália Jaoui - Tália Jaoui é palestrante na área comportamental, coach, possui formação em educação física, psicologia e especialização em PNL (Programação Neurolinguística); e é também autora do livro -“Cogito Ergo Sum – Penso, logo existo”, com 44 crônicas redigidas a partir da observação de fatos e comportamentos de pessoas do mundo inteiro. Hoje, além de ser diretora da Dhuma – Desenvolvimento Humano, Tália também realiza coaching, palestras e cursos fazendo uma curiosa relação entre condicionamento físico e mental. Todo trabalho desenvolvido por ela é baseado em quatro pilares: comportamento humano, comunicação, qualidade de vida e evolução. Com temas cotidianos e abordados com facilidade e de forma didática, Tália Jaoui garante - “Mudamos o comportamento de sua empresa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário